PARQUE ESTADUAL DA CANTAREIRA – SÃO PAULO/SP

O nome Cantareira, teve origem com os tropeiros que coletavam água nas nascentes da região e armazenavam em jarros que eram chamados de cântaros e guardados em prateleiras chamadas cantareiras. Localizado na zona norte de São Paulo o parque faz divisa com os municípios de Mairiporã, Caieiras e Guarulhos. O PEC é uma das maiores florestas tropicais do mundo preservada em um centro urbano, com uma área aproximada de 7916 hectares.

Oferecemos dois roteiros no PEC:

Núcleo Pedra Grande:
Caminhada de aproximadamente 9 quilômetros (ida e volta) até o mirante da Pedra Grande a 1.010 metros de altitude. No mirante, você terá uma vista panorâmica de parte da cidade de São Paulo. Ao longo do caminho veremos muitas espécies de aves, bandos de macacos e outros animais. Também podemos entrar em algumas pequenas trilhas, como a Trilha do Bugio, para aproveitar mais a experiência em meio a mata.

Núcleo Águas Claras:
Localiza-se no município de Mairiporã e tem esse nome por estar em meio a uma microbacia. Na portaria do núcleo em determinadas épocas do ano, é possível ver muitas espécies de borboletas e mariposas de diferentes formas e cores.

Nesse percurso integrado, nossa aventura começa pelo Núcleo Águas Claras, lá percorreremos a Trilha da Suçuarana até o Lago das Carpas. Depois, seguiremos pela Trilha das Araucárias para o Núcleo Pedra Grande até o mirante, para então, descermos a trilha até a portaria desse núcleo. Um percurso com mais de 10 quilômetros de caminhada e contemplação pela Mata Atlântica da cidade de São Paulo.

Toda área preserva é composta por vegetação remanescente do que já foi a grande Mata Atlântica, que cobria 82% do território do estado de São Paulo, hoje restam apenas 5% desse total.

Núcleo Engordador
O núcleo recebeu esse nome por ter sido uma fazenda de engorda de gado. Percorreremos duas trilhas para o trekking, a Trilha da Cachoeira com 3 quilômetros e a do Macuco com 650 metros. As trilhas atravessam a mata fechada, cercada de belas cachoeiras e muitas plantas, também pode-se ver muitos animais como serelepes, macacos, pacas e até alguns répteis, além de aves como gaviões, tucanos, macucos e tangarás. O núcleo ainda possui um museu e uma casa de bombas do antigo reservatório de água, para visitação do público.

A atividade no Núcleo Engordador não faz parte do pacote Pedra Grande e Águas Claras. Vendido separadamente.

Duração do passeio:

Valor por pessoa a partir de:

1 dia

R$98,00 (6x no cartão de crédito)

INCLUSO

– Transporte ida e volta;
– Ingressos para o parque;
– Lanche de trilha;
– Serviço de biólogo/ guia ecológico do BIOVENTURA;
– Seguro.

CRONOGRAMA

DIA 1
Saída: 08:00hs
Chegada no parque: 09:00hs
Trilha da Suçuarana
Lago da Carpas (Núcleo Águas Claras):
Lanche no Mirante da Pedra Grande
Trilha das Araucárias
Trilha da Pedra Grande
Trilha do Bugio
Retorno: 15:30hs
Chegada: 17:00hs

* Os horários podem sofrer variações.

Email

bioventura@bioventura.com.br

Whatsapp / Telefone

11 96647-2082 / 13 3457-9130