CAVERNAS DO PETAR – IPORANGA/SP

O Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (PETAR) criado em 1958 é um dos mais antigos parques e também a região com maior concentração de cavernas do estado de São Paulo. Possui 35.719 hectares e está localizado no sul do estado de São Paulo, nos municípios de Iporanga e Apiaí. Guarda grande biodiversidade da Mata Atlântica, com muitas cachoeiras, vales e uma importante região espeleológica do Brasil, com cerca de 300 cavernas registradas.

Nas cavernas, você conhecerá um mundo a parte. Verá a lenta evolução dos espeleotemas, com suas estalactites, estalagmites, cortinas, flores de aragonitas, represas de Travertino e colunas que formam os mais belos espeleotemas do parque. Há também a exclusiva fauna cavernícola, animais que ao longo da evolução se especializaram a viver na completa escuridão.

O PETAR possui quatro núcleos: Núcleo Santana, Ouro Grosso, Casa de Pedra e Caboclos. Em nossa visita ao parque, conheceremos dois desses núcleos, o Santana e Ouro Grosso.

A Mata Atlântica esconde muitos segredos e um deles são as incríveis cavernas em seu subsolo. Um mundo a parte para você descobrir.

CAVERNA SANTANA
É a segunda maior caverna do estado de São Paulo, com 7.000 metros de extensão e uma das mais ornamentadas do país. Percorreremos cerca de 800 metros pelas galerias superiores e inferiores da caverna e veremos a grande quantidade e variedade de espeleotemas. Alguns deles tem formatos curiosos como um cavalo e uma pata de elefante. Emdeterminados pontos do percurso, foram construídas escadas e estreitas pontes para facilitar o deslocamento dos turistas, mas a maior parte da caverna, permanece em estado original.

CACHOEIRA DO COUTO
Depois de conhecermos a Caverna Santana vamos passar pela Cachoeira do Couto e seguir para a Caverna Morro Preto.

CAVERNA MORRO PRETO
A Morro Preto é uma caverna com uma grande entrada, dividida por colunas formadas pelo escorrimento da dissolução de calcário. Ainda na entrada, podemos encontrar um pequeno sambaqui com restos de cascas de caramujos. Logo após a entrada, podemos ver grandes rochas espalhadas pelo salão, provenientes de antigos desmoronamentos.

CAVERNA OURO GROSSO
Para chegarmos até essa caverna, iremos para o Núcleo Ouro Grosso. A Caverna Ouro Grosso é caracterizada por ter muitas cachoeiras que formam profundos poços em seu interior. No final do percurso permitido para a visitação, encontraremos uma cachoeira que forma uma piscina, lá poderemos nos refrescar e curtir essa água totalmente cristalina que vem das profundezas da caverna.

Entrar nessas cavernas é como entrar em um mundo a parte, vamos provar isso para você, especialmente quando fizermos o famoso blackout na escuridão e no silêncio total.

Duração do passeio:

Valor por pessoa a partir de:

2 dias e 1 noite

R$585,00 (12x no cartão de crédito)

INCLUSO

– Transporte ida e volta;
– Hospedagem (quarto duplo ou triplo) com 1 jantar, 1 café da manhã, 2 almoços;
– Serviço de biólogos/ guias ecológicos do BIOVENTURA;
– Guias locais;
– Seguro;
– Ingressos / taxas;
– Equipamentos de segurança.

CRONOGRAMA DIA-A-DIA

DIA 1
Saída de São Paulo: 05:30hs
Chegada ao Bairro da Serra em Iporanga: 11:00hs
Almoço: 12:00hs
Saída para Caverna Ouro Grosso: 14:00hs
Retorno para pousada: 17:00hs
Jantar e pernoite
Horário livre
Pernoite

DIA 2
Café: 07:30hs
Saída para atividades: 08:00hs
Caverna Santana
Visita a Cachoeira do Couto e Caverna Morro Preto
Retorno para Pousada: 13:30hs
Almoço: 14:00hs
Retorno São Paulo: 15:30hs
Chegada em São Paulo: 20:30hs

* Os horários podem sofrer variações.

Email

bioventura@bioventura.com.br

Whatsapp / Telefone

11 96647-2082 / 13 3457-9130