FLORESTA NACIONAL DE IPANEMA – IPERÓ/SP

É nas serras no interior de São Paulo, a 130 quilômetros da capital do estado que fica a área de conservação ambiental, chamada Flona de Ipanema. A área recebeu esse título para preservar e conservar uma importante área de transição de Mata Atlântica com o Cerrado do estado e também um importantíssimo sítio histórico brasileiro.

O lugar também tem grande importância histórica para o Brasil. Nessa localidade foi construída a primeira fábrica de ferro do país em 1589, batizada como Real Fábrica de Ferro de São João de Ipanema, que produzia facas, garfos, arames e até armas para a Guerra do Paraguai. O minério usado era a magnetita, encontrado em grande quantidade nessas serras. Durante a visitação, vamos conhecer essa fábrica, uma locomotiva usada na época, um velho relógio do Sol, antigos fornos de Mursa, a casa onde Dom Pedro II se hospedou ao visitar a fazenda, senzalas e até a ruína de um “tronco” onde os escravos eram açoitados como punição. Tudo isso e muito mais de nossa história está ali, uma verdadeira volta ao tempo e um ótima pedida para quem gosta do assunto. Você precisa ir lá para descobrir tudo.

Aventura, natureza e muita história do Brasil nesse lugar único no interior do estado de São Paulo.

TRILHA DA PEDRA SANTA – Percurso com 5,5 quilômetros de nível moderado na mata, cercada por gigantescas rochas de arenito até a Pedra Santa e que também nos leva ao Monumento à Varnhagen, um mausoléu construído para guardar os restos mortais de Adolfo Varnhagen, o Visconde de Porto Seguro, diretor da Real Fábrica de Ferro de Ipanema. O monumento também é um mirante, do qual se pode ver toda região abrangendo as cidades de Sorocaba, Iperó, Votorantim e Boituva.

Antes de chegarmos ao monumento passaremos pela primeira Cruz de Ferro forjada em solo brasileiro, um marco importante para a história da região e do Brasil.

A fauna e flora têm grande representatividade, com animais como o belo urubu-rei, o tamanduá-bandeira e diversos felinos. Por ser uma área de transição entre a Mata Atlântica e Cerrado, a região abriga diversas espécies desses dois biomas.

Uma aventura diferente, que alia ecoturismo, história, lendas, natureza e até aparições de OVNIS. Chame seus amigos ou familiares, venha conhecer esse lugar único no Brasil.

Duração do passeio:

Valor por pessoa a partir de:

1 dia

R$220,00 (12x no cartão)

INCLUSO

– Transporte ida e volta São Paulo – Iperó;
– Ingressos para a Flona de Ipanema;
– Visita ao sítio histórico;
– Trilha da Pedra Santa;
– Almoço;
– Fotos da atividade;
– Serviço de guia local;
– Serviço de biólogos/ guias ecológicos do BIOVENTURA.

CRONOGRAMA

DIA 1
Saída de São Paulo: 7:00hs
Chegada na Flona de Ipanema: 9:30hs
Trilha Pedra Santa
Almoço: 12:00hs
Visita ao Sitio Histórico: 13:00hs
Retorno para São Paulo: 15:00hs
Chegada em São Paulo: 18:00hs

* Os horários podem sofrer variações.

Email

bioventura@bioventura.com.br

Whatsapp / Telefone

11 96647-2082 / 13 3457-9130