PARQUE DO ZIZO – SÃO MIGUEL ARCANJO E TAPIRAÍ/SP
O Parque do Zizo é uma reserva particular completamente isolada no município de São Miguel Arcanjo, à 180 quilômetros de São Paulo. Foi criado em 1988 para preservar a Mata Atlântica intocada em sua área de 300 hectares. Para amenizar o impacto humano ao máximo, não há energia elétrica e nem animais domésticos.

O Parque do Zizo está no alto da Serra de Paranapiacaba, dentro da maior área remanescente de Mata Atlântica do Brasil. Em seus morros e vales se escondem antas, felinos, bugios e o raro macaco muruqui. A quantidade de aves é enorme e já foram registradas quase 300 espécies. Também é um lugar rico em espécies de anfíbios e répteis. As árvores são gigantescas e muito antigas, como um Jatobá com mais 30 metros de altura e com cerca de 500 anos de idade que pode ser visto de longe, da área de nossos alojamentos.

Ao cair da noite, faremos uma focagem noturna em torno dos alojamentos com chande de ver, antas, morcegos, aves noturnas, o mão-pelada entre outros. Na primavera e no verão, a lagoa ao lado, explode em vocalizações de anfíbios e podemos encontrar diversas espécies que estão em busca de parceiros para reprodução.

Mas antes de nosso passeio noturno, vamos saborear um ótima comida caseira típica do interior feito em fogão a lenha, à luz do lampião, um charme a mais nesse roteiro incrível de ecoturismo.

O “Zizo” já é muito conhecido e procurado por observadores de aves de todo o Brasil e também por estrangeiros. Você se surpreenderá com as coloridas e lindas aves da região.
As trilhas em conjunto somam cerca de 25 quilômetros no interior do parque, passando por lindas paisagens e mirantes. Faremos quatro trilhas, a trilha da Barra, a Trilha do Ouro Fino, a Trilha Mestra e a Trilha da Cachoeira da Fita Branca.

No primeiro dia faremos as trilhas:

1. Trilha da Barra

Acompanha a encosta da Serra por 2 quilômetros, onde podemos observar diversas espécies de bromélias, orquídeas, palmitos e árvores centenárias, até chegar ao encontro dos rios Ouro Fino e Tapera, formando o Rio Pedro Vaz.

2. Trilha do Ouro Fino

Trilha interligada com a Trilha da Barra. Possui 2,5 quilômetros de caminhada passando pela Cachoeira do Ouro Fino, com três quedas interligadas, que juntas chegam a altura de 50 metros, formando um lago com uma refrescante ducha natural. Nesse lago, podemos relaxar nas águas claras e revigorantes.

No segundo dia faremos as trilhas:

3. Trilha Mestre

Trilha de 4,5 quilômetros. Antiga estrada de lenheiros, passa por muitos Jatobás, a maior espécie de árvore que ocorre na região. A trilha leva até um mirante, de onde temos a visão de cerca de 40 quilômetros de mata primária e toda sua biodiversidade.

4. Trilha da Cachoeira da Fita Branca

Trilha interligada com a Trilha Mestre. À partir do mirante, segue-se por mais 1 quilômetro até a cabeceira da Cachoeira da Loira, que desce pela serra em várias quedas formando a gigantesca Cachoeira da Fita Branca somando mais de 210 metros de quedas. Uma visão incrível!!!

O Parque do Zizo é um ótimo lugar para a contemplação da natureza e uma boa aventura pela Mata Atlântica onde você vai deixar de lado a correria do dia a dia e apenas sentir a energia de um lugar raro no meio da Mata Atlântica intocada, igual a de 500 anos atrás quando os portugueses chegaram no que seria o Brasil.

Duração do passeio:
Valor por pessoa a partir de:
2 dias e 1 noite
R$545,00 (até 12x no cartão)
ÁLBUM DE FOTOS
INCLUSO
– Transporte ida e volta;
– 1 kit de café da manhã, almoço e jantar no acampamento;
– 1 almoço na sede do Parque do Zizo;
– Serviço de biólogos / guias ecológicos do BIOVENTURA.
CRONOGRAMA DIA-A-DIA

DIA 1

Saída de São Paulo: 06:30hs
Chegada no parque: 11:00h
Almoço: 12:00hs
Trilha da Barra e Ouro fino: 14:00hs
Retorno: 17:00hs
Jantar: 19:00hs

DIA  2

Café: 07:00hs
Trilha Mestra e da Fita Branca: 07:30hs
Almoço: 13:00hs
Retorno para São Paulo: 15:00hs
Chegada em São Paulo: 20:00hs

* Os horários podem sofrer variações.

Email

bioventura@bioventura.com.br

Whatsapp / Telefone

13 3457-9130 / 11 96647-2082
Open chat